América do Norte, Final Girl, Latitude + Longitude POP

A Flórida de Edward Mãos de Tesoura

Edward Mãos de Tesoura é um dos filmes mais famosos de Tim Burton. A história se passa em um subúrbio cheio de casas pintadas com cores pastéis, onde vive a revendedora do Avon, chamada Peg. Depois de visitas frustradas, ela resolve ir até um castelo das redondezas, com fama de mal-assombrado, tentando arrumar novos clientes. Lá ela descobre Edward, um homem criado por um inventor. Como seu criador morreu antes de terminá-lo, o jovem têm tesouras no lugar de mãos. Peg resolve levá-lo para a sua casa e Edward acaba quebrando a normalidade do local.

Quem conhece o filme a fundo sabe que o divo bafônico Johnny Deep – muso de Tim Burton e de nossos corações, passou apuros para fazer as filmagens. Ir ao banheiro não era simples por causa das tesouras. Além disso, eram horas de preparação na cadeira de maquiagem e ele ainda tinha que usar uma roupa todinha de couro na ensolarada cidade de Lutz, Flórida, em pleno verão. Já pensou o trabalho pra não ficar com a make toda estragada? E imagine o calor que esse cidadão não passou?

Mas é, Tim Burton escolheu um bairro da cidade, retirou os moradores por um mês. A direção de arte pintou todas as casas de rosa, amarelo, etc. A produção também possuía uma maquete fiel do lugar. Quem vê o filme pela primeira vez, imagina que as locações ocorreram na Califórnia, mas não. O diretor queria retratar os subúrbios californianos, pois o longa-metragem é um projeto pessoal de Burton, criado em Burbank, CA. Tim disse que se sentia um “estranho”, vivendo no subúrbio, cheio de casas coloridas, a ponto de serem confundidas por sua similaridade. Foi em Lutz que ele encontrou o lugar perfeito para contar sua história.

E o resultado foi brilhante. Tim Burton é tão mágico que fez nevar na Flórida em pleno verão.

Caso você queira visitar as “locações”:  Tinsmith Circle, Carpenters Run, Lutz, Florida

—-

Edward Mãos de Tesoura ( Edward Scissorhands)

Dirigido por Tim Burton.

(EUA/1990)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s